12 de nov. de 2009

Interessante Matéria GNT Estilo !!!

Em Berlim, brechós são mais importantes que temporadas de moda

Embora não tenha estilistas de renome ou uma semana de desfiles marcante, Berlim é referência mundial fashion. O que influencia profissionais do mundo todo - Alexandre Herchcovitch já se inspirou na cidade, e a grife Amapô também - é, basicamente, a moda de rua. E essa moda é feita, principalmente, por roupas de brechós. Afinal, a cidade alemã é a capital dos brechós e dos mercados das pulgas.





Um dos programas imperdíveis para os turistas é visitar o Maur Park aos domingos. Lá é montado um imenso bazar ao ar livre, onde é possível comprar qualquer tipo de roupa. Achar um bom casaco de inverno por dez euros, por exemplo, é fácil. Outra atração da cidade são as lojas com roupas militares. O casaco verde militar é quase um uniforme entre os modernos berlinenses e pode ser encontrado em qualquer brechó ou mercado das pulgas.



Além disso, algumas ruas de bairros descolados da ex-Berlim Oriental, principalmente de Prenzlauer Berg, praticamente se especializaram em brechós. Mas, nesse caso, são lojas descoladas, onde se consegue encontrar roupas de grife por uma bagatela, camisetas a cinco euros e por aí vai. As vitrines são caprichadas. Um verdadeiro exercício de estilo na rua, já que muitas peças ficam dispostas do lado de fora das lojas. Existem até redes de brechós, como o Humanas, que tem várias filiais em Berlim.
Berlim tem, sim, as principais lojas de grife do mundo. Mas o que realmente chama atenção para os fashionistas é a variedade de lojinhas. Em Kreuzberg, por exemplo, existem desde lojas de esquerda, que vendem somente produtos com mensagens anticapitalistas, até lojas punks de verdade. É possível, durante uma caminhada, se deparar com um mercado das pulgas de roupa infantil que acontece como evento beneficente dentro de um clube punk.
Quem vai atrás de label não se decepciona. Há, por exemplo, a primeira loja Adidas - marca alemã, com orgulho –, uma Galerie Lafayete e lojas de departamento finas, como a KDV (centro de consumo na parte ocidental que é referência na cidade, com marcas grandes como Gucci e Prada, entre outras). Os fanáticos por fast fashion também não vão ficar na mão, já que Berlim tem praticamente uma H&M em cada esquina.
Mas nada de shopping center. Quem quer entender e consumir a moda de Berlim deve mesmo é sair andando pelas ruas do Mitte e entrar nas lojas irresistíveis que encontrar. Aliás, para compreender como os alemães se vestem, nada melhor do que sentar em um café e perceber que a cidade não segue exatamente tendências de moda. E talvez, por isso mesmo, seja considerada tão moderna.



Nas fotos de Nina Lemos, o mercado das pulgas de Maur Park e um brechó de Berlim.

Matéria do site GNT

Um comentário:

Sua opinião é muito importante deixe seu comentário !!!