17 de mai de 2009

10 dicas de como trabalhar com consignação em seu brechó

10 Dicas de como trabalhar com consignação :
  1. Divulgar aos seus clientes que você trabalha com consignação.
  2. Sempre informar ao cliente que desejar deixar peças em consignação, que as peças precisam estar lavadas e passadas.
  3. Não fique sem graça de negar peças que não se encaixem no seu perfil de brechó ou que não estejam em bom estado, seja educado mais não aceite.
  4. Coloque o preço da peça de comum acordo com o cliente, mais se o cliente viajar no preço mostre para ele que trata-se de uma peça usada que por ter saído da loja automaticamente já perde o seu valor, já tendo sido usada então cai mais ainda o valor. Procure colocar um preço justo tanto para ele quanto para você, até porque o seu brechó não pode ficar com fama de que tudo é caro por causa de uma consignação e se mesmo explicando os motivos o cliente não concordar, e você não estiver de acordo com o preço imposto por ele, não aceite a peça.
  5. Faça um contrato de consignação breve porém detalhando o valor atribuído a venda (sugiro 50% brechó e 50% cliente) lista de todos os produtos e preços em um anexo. tudo em 2 vias .
  6. Determine um prazo para os produtos ficarem consignados (indico no máximo 3 meses) caso o cliente não retorne no prazo indicado para renovar o contrato ou pegar as peças você pode doar, vender, enfim dar o destino que achar correto as peças, mais especifique isto no contrato.
  7. Determine datas para o pagamento da consignação (sugiro 2 vezes ao mês 15 e 30) pois não existe coisa mais chata no mundo que um cliente todo dia ficar perguntando " Vendeu alguma coisa", " Tem dinheiro para mim hoje " isso atrapalha o andamento do seu brechó e acaba enrolando o seu caixa.
  8. Faça uma planilha no seu computador ou mantenha os clientes separados em fichas, seja organizado pois consignação parece que não, mais dá trabalho.
  9. Identifique as peças com etiquetas resistentes contendo o nome da cliente que trouxe a peça ou um código referente a mesma (nome dá menos trabalho).
  10. O mais importante de tudo sempre anote todas as peças que vender e nunca esqueça do nome que aparece na etiqueta, para que possa fazer a contagem quinzenal , dar baixa e fazer o pagamento.

Amigas se tiverem dicas interessantes de como se sair bem trabalhando com consignação não deixe de comentar será um prazer trocar experiências.